-
Arquitetos: Raghuveer Kathpalia
- Área: 430 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Vinay Panjwani, Karan Gajjar / The Space Tracing Company
-
Fabricantes: Havells, Lalji Handicrafts, Philips
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa para uma família de sete pessoas e está localizada em Sanand, Gujarat. O projeto para a casa funcionou como oportunidade para a reflexão sobre o que significa se estabelecer, e representa uma das muitas maneiras de fazer isso. O ponto de partida foi a questão: como a paisagem do terreno será percebida uma vez ocupado, construído e condicionado, em relação à forma como era vista antes? Como se atravessará o mesmo percurso no terreno após a construção? O que se vai observar, para onde se vai olhar?
Os clientes em seu escopo queriam uma casa que mudasse sua relação com as áreas externas. A residência é atualmente usada como segunda casa e pode eventualmente ser ocupada como casa principal. O projeto, de certa forma, é um desdobramento da atual residência da família, localizada em um ambiente urbano bastante denso. A ideia de separar os blocos para criar espaço entre eles se compôs a partir de dois aspectos.
Um diz respeito a criar espaços para árvores e corpos d'água, elementos que passam por mudanças lentas e estão vivos de alguma forma. E o outro aspecto se relaciona a criar uma distância suficiente para que se pudesse ver através da casa e sobre a paisagem e novamente através da casa em vistas contínuas.
A ideia é usar a continuidade visual e organização para permitir que as atividades se espalhem de forma autônoma. Houve um esforço para compreender como se poderia superar a segregação típica de uma casa em partes isoladas, para no lugar disso fazer uma síntese. Uma casa como coletivo de espaços em oposição a um conjunto de espaços, pois a ordem das relações está então sujeita ao tempo, como acontece com a paisagem. São as camadas dos pátios ao ar livre e a possibilidade de conectar e desconectar tudo isso pelo movimento das portas que viabilizam isso.